Boletim Bocater

A previdência complementar fechada sob o prisma ESG

Compartilhe

A importância dos planos de previdência privada sob a ótica ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governamental) é o tema de artigo de nosso sócio Flavio Martins Rodrigues, escrito junto a Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira, vice-presidente jurídico da Telefônica Brasil.

O texto foi publicado no site da Exame e destaca que planos de previdência privada não devem ser vistos apenas como um mecanismo de poupança individualista, mas sim como um modelo com algum nível de mutualismo, capaz de desonerar o Estado de demandas futuras dos cidadãos e ajudar no desenvolvimento econômico brasileiro.

“Não resta dúvida que poucas instituições são tão concretas e evidentes como parte do pilar S do ESG quanto a iniciativa das empresas em desenvolver e participar dos planos de benefícios complementares de seus empregados. Todavia, esse fato está passando desapercebido das novas organizações que passaram a integrar o nosso mercado de capitais. Há, ainda, muitas companhias, que embora possuam expressivo porte econômico, não são patrocinadoras de planos de previdência privada para seus colaboradores”

Confira o texto completo em: https://lnkd.in/dkVnFdJ4

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…