Boletim Bocater

STJ: são ilegais as limitações à dedução de despesas com o PAT previstas em decreto

Compartilhe

Em abril deste ano, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisou o Recurso Especial 2.054.909/RS e decidiu, por unanimidade, que o limite da dedução, para fins do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), das despesas do contribuinte com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) deve limitar-se a 4% do Imposto de Renda devido.

Estava em discussão o entendimento da Receita Federal do Brasil (RFB) segundo o qual a dedução, de acordo com o disposto no Decreto 10.854, de 2021, estaria limitada ao montante de até um salário mínimo por empregado, excluídos do incentivo aqueles que recebessem acima de cinco salários mínimos.

Ao julgar a matéria, o STJ entendeu que o Decreto não seria o ato normativo adequado para limitar a dedução, sendo necessária lei para tanto.

O tema não está definitivamente decidido, mas o precedente em questão é importante para nortear decisões em processos nos quais outros contribuintes estejam discutindo o assunto. É igualmente relevante para aqueles que não acionaram o Poder Judiciário.

O Bocater Advogados monitora o desenrolar das discussões e está à disposição dos interessados para sanar eventuais dúvidas.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Flavio Martins Rodrigues e Thiago Araújo...

Nossos sócios Flavio Martins Rodrigues e Thiago Araújo publicaram artigo no portal Investidor Institucional em que debatem a Instrução Normativa (IN) nº 99/2025, publicada pelo TCU no último mês de março. A norma dispõe sobre o monitoramento e a fiscalização, pela Corte de Contas, das Entidades Fechadas de…

Flavio Martins Rodrigues conversa com o...

Nosso sócio Flavio Martins Rodrigues conversou com o Valor Econômico sobre a nova portaria da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) que estabelece critérios atualizados para a análise da criação de novas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) e planos de benefícios. A reportagem destaca que o texto…