Boletim Bocater

Processo de Investimento nos RPPSs

Compartilhe

Matheus Corredato Rossi, Sócio/Bocater

Resumo: A legislação previdenciária tem avançado no sentido de permitir aos dirigentes de RPPS avaliar livremente as condições de cada oportunidade de investimento, porém sempre dentro de uma linha de prudência, evitando-se riscos desnecessários.

Atualmente, o Ministério da Previdência Social – MPS, em conjunto com outras áreas de Governo, vem direcionando o nosso modelo regulatório para determinar o aperfeiçoamento dos processos internos de gestão dos RPPS.

Espera-se dos RPPSs uma gestão prudente mediante uma atuação pronta, idônea, jurídica e calcada em aprofundados conhecimentos técnicos dos meandros que suportam os planos previdenciários e seus investimentos.

Essa é uma diretriz comprometida com as consequências advindas de uma administração qualificada, gerando o que se convencionou chamar de “processo de investimento”.

Fonte: Revista RPPS do Brasil – 20º Edição

Data: Janeiro/Fevereiro 2015

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…