Boletim Bocater

Felipe Varela Mello lança obra “Dispute Boards: meio de prevenção e resolução de disputas”

Compartilhe

Nosso advogado Felipe Varela Mello lançou no dia 01/02, na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro, a obra de sua autoria “Dispute Boards: meio de prevenção e resolução de disputas”.

O livro, prefaciado por Arnoldo Wald e com apresentação de Fernando Marcondes e Augusto Barros, dois dos principais especialistas no assunto do país, é fruto da pesquisa de mestrado de Felipe e é o primeiro a abordar de forma aprofundada o tema no Brasil.

Método de origem norte-americana, o Dispute Boards foi mencionado pela primeira vez na legislação federal brasileira há dois anos, na lei de licitações e contratos administrativos, e vem para se juntar a outros já existentes no Brasil, como conciliação, mediação e arbitragem, com foco especialmente na solução de conflitos contratuais.

Na obra, da editora Quartier Latin, Felipe analisa a origem do método, sua evolução, conceito, natureza jurídica, características, comparativo com demais métodos alternativos, convenção de dispute board, procedimento, modalidades de comitê, legislação e jurisprudência brasileira sobre o assunto. Além disso, também examina diversos aspectos contratuais e procedimentais envolvendo a convenção de dispute boards, de modo a contribuir para que o método seja utilizado independentemente de lei federal brasileira que o regulamente.

O lançamento foi noticiado pelos portais Consultor Jurídico e Migalhas, confira as reportagens abaixo:

Conjur
Migalhas

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…