Boletim Bocater

CNPC atualiza norma sobre serviços de auditoria independente para EPFC

Compartilhe

Entrou em vigor, no último dia 1º de setembro, a Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) nº 44, de 06 de agosto de 2021, que “dispõe sobre a prestação de serviços de auditoria independente para as entidades fechadas de previdência complementar”.

A norma revoga e substitui a Resolução CNPC nº 27, de 06 de dezembro de 2017, reproduzindo o texto anterior com alguns ajustes.

A única alteração substancial se refere à modificação da regra relativa aos prazos para o envio à Superintendência Nacional de Previdência Complementar- (PREVIC)[1] dos relatórios elaborados pelo auditor independente, que passarão a ser definidos pela própria PREVIC. Veja-se:

 

Resolução CNPC nº 27/2017 Resolução CNPC 44/2021
Art. 14. As EFPC devem enviar à Previc o relatório previsto no inciso I do art. 13 juntamente com as demonstrações contábeis e os relatórios previstos nos incisos II e III do mesmo artigo em até 60 (sessenta) dias após o envio das demonstrações contábeis.

 

Art. 13 (…) § 4º As entidades devem enviar os relatórios previstos nos incisos I a III nos prazos definidos pela Previc.

 

 

A Resolução CNPC nº 27/2017, cujo conteúdo jurídico na sua maior parte se manteve na Resolução CNPC nº 44/2021, foi objeto de análise do Escritório Bocater na edição nº 106 de nossa Newsletter, que pode ser acessada em nosso site.

 

[1] O art. 13, § 4º não é preciso, mas a análise conjunta dos dispositivos da norma permite a interpretação de que deve-se entender que as “(…) entidades devem enviar [à PREVIC] os relatórios (…)”.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…