Boletim Bocater

PREVIC consolida regras de Demonstrações Atuariais e Nota Técnica Atuarial

Compartilhe

Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de 27 de dezembro de 2019, a Instrução nº 20, de 16 de dezembro de 2019, e a Portaria nº 1.106, de 23 de dezembro de 2019, editadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).

A Instrução nº 20/2019 consolida as regras sobre as Demonstrações Atuariais (DA) e sobre a Nota Técnica Atuarial (NTA) dos planos de benefícios previdenciários administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar. A matéria era tratada nas Instruções da PREVIC nº 12, de 13 de outubro de 2014, relativamente à DA, e nº 27, de 4 de abril de 2016, que tratava sobre a NTA, ambas revogadas pela nova instrução.

Destaque-se, entre suas disposições, a determinação de que o plano de custeio estabelecido pela avaliação atuarial de encerramento de exercício deve entrar em vigor até o dia 1º de abril do exercício seguinte ao que se refere a avaliação.

Já a Portaria nº 1106/2019 dispõe sobre os procedimentos para operacionalização do envio das DA e da NTA dos planos de benefícios à PREVIC e estabelece o conteúdo mínimo das DA (do tipo Completa e do tipo Simplificada) e, também, da NTA. Em ambos os casos, não houve alteração no conteúdo das informações a serem enviadas em relação ao estabelecido nos normativos anteriores.

A partir deste mês de janeiro de 2020, o envio das DA e da NTA deverão ser realizados por meio do Sistema de Transmissão de Arquivos (STA).

A edição desses normativos é mais um exemplo de que a PREVIC segue na execução de seu Plano de Ação, que, no âmbito da regulação, tem entre seus objetivos a revisão de normativos relevantes.

Flavio Martins Rodrigues, sócio sênior (frodrigues@bocater.com.br)
Cristina Bertinotti, associada (cbertinotti@bocater.com.br).

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…