Boletim Bocater

Em artigo publicado no Migalhas, João Camargo, Maurício Gobbi e Isabela Barbosa analisam a nova “Lei Paul Singer” e a inclusão dos empreendimentos de economia solidária ao Código Civil

Compartilhe

Em artigo publicado no Migalhas, João Laudo de Camargo, Maurício Gobbi dos Santos e Isabela Raposo Barbosa analisam a nova “Lei Paul Singer” e a inclusão dos empreendimentos de economia solidária ao Código Civil.

A nova norma (Lei n. 15.068), publicada nos últimos dias de 2024, dispõe sobre a Política Nacional de Economia Solidária e cria o Sinaes. Além disso, estabelece os objetivos, princípios e diretrizes que devem conduzir a nova política pública e busca o desenvolvimento da economia brasileira voltada para empreendimentos que tenham propósitos e valores ligados ao meio social sustentável, em um modelo econômico baseado em valores como solidariedade, autogestão e sustentabilidade.

Nomeada em homenagem ao economista Paul Singer, os autores explicam que a lei delineia o conceito de economia solidária de forma ampla, mencionando atividades econômicas sem que, no entanto, haja plena clareza sobre o seu objeto.

“De todo modo, pode-se entender que economia solidária é uma forma de organizar atividades econômicas em prol do desenvolvimento solidário e sustentável, de maneira justa e em estímulo ao trabalho associado e cooperado, constituindo uma ‘atividade econômica’ em que os trabalhadores cooperam entre si, gerem coletividade com o uso do modo de produção e atuam de modo de solidário.”

Também ressaltam que o impacto nos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) ainda depende de regulamentação e jurisprudência.

Confira a análise completa: https://lnkd.in/djMu8qjW

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…