Boletim Bocater

Prof. Arnoldo Wald publica prefácio que escreveu ao livro do nosso advogado Felipe Varela Mello

Compartilhe

Escrito pelo Prof. Arnoldo Wald, o prefácio do livro “Dispute Boards: Meio de Prevenção e Solução de Disputas”, de autoria de nosso advogado Felipe Varela Mello, foi publicado na edição de Jan-Mar 2024 da Revista de Arbitragem e Mediação, da Editora RT (Thomson Reuters).

No texto, o Prof. Arnaldo Wald discorre sobre o instituto do Dispute Boards e seu histórico de utilização no cenário internacional, fazendo breve comentário sobre o Brasil. E conclui afirmando que “são muito oportunas as conclusões da dissertação ora prefaciada quando caracteriza o instituto como decorrente da autonomia das partes, sendo célere, confidencial,econômico, flexível e informal, tendo uma natureza sui generis. Poderíamos acrescentar que tem uma função pré-arbitral substituindo, muitas vezes, com vantagem, a decisão arbitral por ser mais rápida, menos onerosa e podendo dar maior segurança as partes. Não há dúvida quanto a oportunidade e até a necessidade de sua utilização”.

Publicado pela Editora Quartier Latin, o livro foi resultado da dissertação de mestrado apresentada por Felipe na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A análise completa do prefácio está disponível aqui: https://lnkd.in/dRRR7vca

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…