Boletim Bocater

Thiago Araújo fala ao site The Brazilian Report sobre julgamento acerca de aportes financeiros da BNDESPar

Compartilhe

O site The Brazilian Report conversou com nosso sócio Thiago Araújo sobre julgamento que aconteceu hoje (9/4) no Tribunal de Contas da União (TCU) acerca de aportes financeiros realizados pela BNDESPar, subsidiária do BNDES, em frigoríficos. Destacou-se processo que analisava a participação acionária do banco na JBS para aquisição de unidades da Swif nos Estados Unidos e na Austrália.

O Bocater Advogados atuou na defesa de mais de vinte ex-dirigentes e gestores da BNDESPar que participaram desde a fase de análise dos projetos, até a aprovação dessas operações, que encontram-se entre as mais exitosas da história do BNDES.

Em sua fala ao veículo, Thiago ressaltou que, quando a compra da empresa estrangeira pela JBS foi anunciada, os preços das ações da companhia subiram acima do valor pago pela BNDESPar e que dados do BNDES apontam que os ganhos de receita foram maiores do que as supostas perdas inicialmente apontadas pelo TCU.

Por maioria dos votos, o plenário do TCU decidiu acolher as defesas de todos os responsáveis envolvidos nas operações. O voto vencedor, do Ministro Jorge Oliveira, considerou que não houve dano ao erário nas operações, tampouco falhas graves ou erro grosseiro que ensejariam a aplicação de sanção pela Corte de Contas.

Além de Thiago, nossos sócios André Uryn e Francisco Costa e Silva também atuaram na representação dos ex-diretores.

A reportagem completa está disponível em: https://lnkd.in/d6qHcAkP

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…