Boletim Bocater

CVM orienta sobre cadastro de investidores para administradoras de mercados organizados e operadoras de sistema do mercado financeiro

Compartilhe

No dia 10 de março, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou o Ofício-Circular Conjunto nº 01/2025/CVM/SIN/SMI/SSE para esclarecer qual o conteúdo mínimo do cadastro de investidores que deve ser mantido pelas entidades administradoras de mercados organizados de valores mobiliários (EAMOs) e pelas instituições operadoras de sistemas do mercado financeiro (IOSMFs) que atuam com valores mobiliários. Entende-se por IOSMFs as câmaras de compensação e de liquidação, os prestadores de serviços de compensação e de liquidação, os depositários centrais e as entidades registradoras, conforme Resolução BCB nº 304/2023.

Elaborado pela Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais, pela Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários e pela Superintendência de Securitização e Agronegócio, todas da CVM, o Ofício-Circular Conjunto agrupa o conteúdo cadastral mínimo por tipo de investidor. Assim, EAMOs e IOSMF deverão manter, no mínimo, as seguintes informações de investidores:

Pessoas naturais: a) nome completo; b) data de nascimento; c) CPF; d) endereço completo; e) número de telefone; f) endereço de e-mail; g) ocupação profissional; h) capacidade financeira, incluindo renda; e i) se é considerado pessoa exposta politicamente.

Pessoas jurídicas: a) denominação ou nome empresarial; b) CNPJ; c) endereço completo; d) número de telefone; e) endereço de e-mail; f) identificação da atividade econômica principal; e g) indicador da condição de organização sem fins lucrativos.

Fundo de Investimento registrado na CVM: a) denominação; b) CNPJ; e c) indicador de que se trata de fundo exclusivo.

Investidor Não Residente – pessoa natural: a) indicador de que se trata de investidor não residente; b) nome completo; e c) CPF.

Investidor Não Residente – demais hipóteses: a) indicador de que se trata de investidor não residente; b) denominação; c) CNPJ; d) denominação do representante; e) CNPJ do representante; e f) indicador de que se trata de organização sem fins lucrativos, de trust ou de veículo assemelhado.

O Ofício-Circular Conjunto esclarece, ainda, que o conteúdo cadastral mínimo se aplica aos valores mobiliários objeto de depósito centralizado; ao registro de operações previamente realizadas; e ao registro de valores mobiliários, inclusive no caso de distribuição por conta e ordem. 

Por fim, o Ofício-Circular Conjunto esclarece que as EAMOs e IOSMFs devem complementar o conteúdo cadastral mínimo com informações suficientes e necessárias de investidores, de maneira a dar pleno cumprimento às obrigações contidas na regulamentação aplicável, em especial nas suas políticas internas de PLD/FTP (art. 11, §2º da Resolução CVM n.º 50/2021).

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…