Boletim Bocater

Coletânea de Normas de Investimento para Fundos de Pensão

Compartilhe

A partir do olhar técnico de experientes gestores de recursos e advogados especializados, a Vinci Partners e Bocater, Camargo, Costa e Silva – Advogados concluíram pela utilidade de contemplar, numa única publicação, as principais normas aplicáveis à estruturação dos investimentos das entidades fechadas de previdência complementar, baixadas pelo CMN, Conselho Nacional da Previdência Complementar-CNPC e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), juntamente com as normas gerais aplicáveis ao mercado de capitais, dentre as quais se destacam as instruções da Comissão de Valores Mobiliários-CVM.

Ainda que se esteja no âmbito das relações privadas, há, em nosso país, regras legais que impõem severos limites e punições, bem como determinam formas específicas para os investimentos e suas garantias.

Esses normativos são balizadores para a gestão dos recursos dos planos de previdência. É necessário, agora, saber lidar com um conjunto maior de regras jurídicas: leis federais, resoluções, instruções e outros diplomas normativos.

Não basta conhecer somente as normas prudenciais quantitativas do Conselho Monetário Nacional-CMN, é necessário transitar pelo ambiente mais completo das regras que incidem sobre os novos investimentos das entidades fechadas e também sobre o mercado de capitais brasileiro.

Essa publicação busca apresentar, de forma sistematizada e clara, os principais instrumentos normativos, que devem ser considerados na rotina de gestão dos ativos financeiros de uma entidade fechada.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…