Boletim Bocater

André Uryn, Francisco da Costa e Silva e Thiago Araújo publicam artigo sobre Lei nº 14.801/2024 na AgênciaINFRA

Compartilhe

Nossos sócios André Uryn, Francisco da Costa e Silva e Thiago Araújo publicaram, na AgênciaINFRA, artigo em que tratam da Lei nº 14.801/2024, que introduziu as debêntures de infraestrutura no cenário jurídico brasileiro.

Segundo os autores, a sanção da nova norma, ocorrida no último dia 10 de janeiro, concretizou um dos principais anseios dos setores público e privado, já que esses títulos de crédito prometem ampliar as fontes de recursos direcionadas ao setor – a expectativa, contam, é que as debêntures de infraestrutura alavanquem mais de R$ 1 trilhão em investimentos para os projetos, de acordo com estimativas do Senado.

Nossos sócios ressaltam que a grande novidade é que os recursos das novas debêntures terão a destinação vinculada ao financiamento de projetos de infraestrutura ou de produção econômica intensiva em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), considerados prioritários pelo poder executivo. Destacam ainda que as debêntures de infraestrutura são recebidas com bastante entusiasmo pelo mercado, especialmente após as debêntures incentivadas não terem conseguido atrair a adesão de investidores institucionais nacionais e internacionais de grande porte, já que os incentivos fiscais ofertados acabaram sendo direcionados para as pessoas físicas.

Porém, indagam: “Apesar do clima otimista após a sanção pelo presidente da república, um questionamento é latente: essa nova categoria de títulos não estaria sendo tratada como uma espécie de “deus ex machina” da retomada do setor?”.

Confira a análise completa aqui.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Previc regulamenta Comissão de Monitoramento de...

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, em 29 de março de 2025, para regulamentar os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. A Comissão foi criada pela Instrução nº 23, de 14 de agosto de 20231, para…

Investimentos dos Fundos de Pensão: Resolução...

A Resolução nº 5.202, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 27 de março de 2025, promoveu algumas modificações importantes na Resolução nº 4.994, de 24 de março de 2022, que regula a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC ou…