News

Receita nega aproveitamento de créditos de PIS/Cofins para revendedoras de bens

Compartilhe

Em sua retrospectiva de novembro de 2019, o portal JOTA destacou entre as 10 mais lidas do mês matéria sobre o posicionamento da Receita Federal contra a possibilidade de aproveitamento de créditos de PIS e Cofins por empresas revendedoras de bens, e que contou com a participação do sócio Alexandre Luiz Moraes do R Monteiro.

Na reportagem, Alexandre destacou que o posicionamento da Receita não atenta para a definição que vem sendo formada em tribunais sobre o conceito de insumo e apuração de créditos de PIS e Cofins. Ele cita o REsp 1.221.170, do STJ, que fixa o critério para que os contribuintes possam tomar créditos sobre insumos.

“Não há, no voto [do STJ], distinção entre as atividades econômicas do contribuinte, mesmo porque um dos aspectos importantes foi analisar a relevância da técnica da não-cumulatividade.”

Acesse a matéria na íntegra.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Flavio Martins Rodrigues e Larissa Vieira...

No início deste mês, foi realizada a 1ª Reunião da Comissão de Previdência Privada da OAB SP, que contou com a participação de nosso sócio Flavio Martins Rodrigues e nossa advogada Larissa K. Vieira Bosco, membros da comissão. Nesse primeiro encontro, foi definido o planejamento técnico dos próximos…

Guilherme Giovani Sabatini participa de reportagem...

Nosso advogados Guilherme Giovani Sabatini participou de reportagem do portal LexLegal Brasil que aborda uma importante mudança nas regras que orientam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho no Brasil e entra em vigor no próximo dia 26 de maio. Trata-se da atualização da Norma Regulamentadora…