Boletim Bocater

Consensualidade no TCU: perguntas em aberto na Corte de Contas

Compartilhe

No início deste ano, entrou em vigor a IN nº 91/2022 do Tribunal de Contas da União (TCU), que criou a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), responsável por tratar das solicitações de solução consensual de conflitos e controvérsias que envolvam a administração pública federal.

Até julho, foram formulados 12 pedidos ao tribunal de contas, sendo que o primeiro Acórdão homologando um acordo elaborado no bojo da nova Secretaria foi realizado em junho.

Porém, como tal Acórdão tratou de um acordo parcial, no qual a redução da geração se dará até o fim de 2023, não há ainda uma decisão definitiva da Secretaria.

Por se tratar de uma iniciativa recente e inovadora, que sequer teve um caso definitivo solucionado, ainda carecem de respostas algumas perguntas primordiais sobre o funcionamento da nova atividade a ser desenvolvida pelo TCU.

Confira a reflexão completa de Thiago Araújo, Lívia Lino e Ana Luiza Moerbeck em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico (ConJur) disponível here.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

CVM: novo ofício traz orientações sobre...

No último dia 28 de abril, a Superintendência de Registro de Valores Mobiliários (SRE) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou o Ofício Circular CVM/SRE nº 01/25, que tem como principal propósito orientar o mercado sobre as recentes alterações nos requerimentos de registro automático de ofertas públicas de…

TCU admite processo de solução consensual...

Em decisão relevante para o setor de infraestrutura, o Tribunal de Contas da União (TCU) admitiu, no dia 19 de março, o processo de solução consensual para revisão dos contratos de concessão das ferrovias operadas pela Vale. O ato, assinado pelo ministro Vital do Rêgo, presidente do TCU,…