News

Tributação de contratos de compartilhamento de custos preocupa multinacionais

Compartilhe

O sócio Francisco Moreira conversou com o JOTA sobre o entendimento da Receita em nova solução de consulta pela incidência de IRRF, CIDE-Royalties, PIS-Importação e Cofins-Importação sobre contratos internacionais de compartilhamento de custos, conhecidos como cost sharing agreements.

Segundo Francisco, soluções de consulta mais antigas da Receita sobre o tema iniciaram um debate sobre a definição de contrato de compartilhamento de custos, como a 08/2012, que elenca as características necessárias para classificar um contrato como cost-sharing.

Ele destaca que enquanto os contribuintes entendem o cost sharing como o “tradicional” rateio de custos e despesas do mesmo grupo, a Receita usa como a definição o “Transfer Pricing Guidelines for Multinational Enterprises and Tax Administrations”, um guia da OCDE, cujo princípio é o benefício mútuo entre as empresas.

Acesse a matéria completa.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Flavio Martins Rodrigues e Larissa Vieira...

No início deste mês, foi realizada a 1ª Reunião da Comissão de Previdência Privada da OAB SP, que contou com a participação de nosso sócio Flavio Martins Rodrigues e nossa advogada Larissa K. Vieira Bosco, membros da comissão. Nesse primeiro encontro, foi definido o planejamento técnico dos próximos…

Guilherme Giovani Sabatini participa de reportagem...

Nosso advogados Guilherme Giovani Sabatini participou de reportagem do portal LexLegal Brasil que aborda uma importante mudança nas regras que orientam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho no Brasil e entra em vigor no próximo dia 26 de maio. Trata-se da atualização da Norma Regulamentadora…