News

Sanesul diz ter lastro financeiro para futuros equilíbrios da PPP de saneamento

Compartilhe

Em reportagem do Broadcast, da Agência Estado, nosso sócio Thiago Araújo comenta a PPP de esgotamento sanitário da Sanesul, uma das primeiras a ganhar mercado após o marco do saneamento. A PPP trará investimento de RS 3,8 bilhões, com contrato de 30 anos.

Em julho, a Presidência sancionou o texto, mas com 12 vetos. Um dos trechos de maior polêmica foi o que permitia a renovação dos contratos de programa sem licitação até 31 de março de 2022, com prazo máximo de vigência de 30 anos. A iniciativa, prevista no artigo 16, foi fruto de acordo entre o Congresso e governadores. Na visão do governo, entretanto, o prazo era muito longo e postergaria soluções importantes para o setor.

Segundo Thiago, o veto ao artigo 16 levantou um risco no projeto. “O prestador de serviço vai ter direito a um reequilíbrio caso um dos municípios venha a ter outro operador. Normalmente esse reequilíbrio pode ser por um prazo maior de operação, o que pode ser uma dificuldade, ou um reequilíbrio financeiro. No fim, isso pode representar um montante em dinheiro que a Sanesul poderia ter dificuldade em arcar”.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Flavio Martins Rodrigues e Larissa Vieira...

No início deste mês, foi realizada a 1ª Reunião da Comissão de Previdência Privada da OAB SP, que contou com a participação de nosso sócio Flavio Martins Rodrigues e nossa advogada Larissa K. Vieira Bosco, membros da comissão. Nesse primeiro encontro, foi definido o planejamento técnico dos próximos…

Guilherme Giovani Sabatini participa de reportagem...

Nosso advogados Guilherme Giovani Sabatini participou de reportagem do portal LexLegal Brasil que aborda uma importante mudança nas regras que orientam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho no Brasil e entra em vigor no próximo dia 26 de maio. Trata-se da atualização da Norma Regulamentadora…